Instituto Federal abre 700 vagas em cursos gratuitos para técnico, tecnólogo, licenciatura e bacharel, sem mensalidade e sem taxas de inscrição!
O Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) anuncia a abertura de mais de 700 vagas em diversos cursos gratuitos de graduação para o primeiro semestre deste ano, disponibilizadas através do Sistema de Seleção Unificada (SISU). A seleção dos candidatos será feita exclusivamente com base nos resultados obtidos no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) do último ano, garantindo um processo de admissão meritocrático e acessível.
Os candidatos interessados nos cursos gratuitos de graduação do Instituto Federal devem se inscrever no Portal do Sisu nos dias 22 e 25 de janeiro e optar por uma das vagas ofertadas nos cursos de graduação do IFRJ. No total, o Instituto Federal disponibilizará 723 vagas pelo Sisu.
Em cada formação, 50% das vagas serão ocupadas por candidatos que optarem pela modalidade Ampla Concorrência e 50% das vagas por candidatos que optarem pela modalidade Ação Afirmativa, distribuídas de acordo com o estabelecido pela legislação vigente.
As vagas dos cursos gratuitos de graduação do IFRJ, eventualmente não ocupadas após a chamada regular, serão preenchidas mediante o uso prioritário da Lista de Espera, fornecida pelo sistema Sisu/MEC.
O Ministério da Educação disponibilizará 264.254 vagas em 127 instituições públicas por meio do Sistema de Seleção Unificado, o principal portão de entrada no ensino superior gratuito no país. O resultado do processo seletivo está previsto para ser divulgado no dia 30 de janeiro, por meio do Portal Único de Acesso. A matrícula dos candidatos selecionados para os cursos gratuitos de graduação no IFRJ deve acontecer no período de 1º a 7 de fevereiro deste ano.
Confira alguns dos cursos gratuitos de graduação ofertados pelo IFRJ
Aqueles que estiverem interessados nos cursos gratuitos do Instituto Federal devem ficar atentos à lista de formações disponíveis pela instituição:
Licenciatura em Computação;
Bacharelado em Fisioterapia;
Licenciatura em Matemática;
Bacharelado em Produção Cultural;
Licenciatura em Matemática;
Bacharelado em Química;
Bacharelado em Ciências Biológicas;
Bacharelado em Agronomia;
Farmácia;
Licenciatura em Ciências Biológicas;
Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental;
Fisioterapia;
Bacharelado em Farmácia;
- Licenciatura em Ciências Biológicas;
- Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental;
- Fisioterapia;
- Bacharelado em Farmácia;
- Bacharelado em Terapia Ocupacional;
- Matemática;
- Gestão Ambiental;
- Jogos Digitais;
- Bacharelado em Engenharia Química;
- Produção Industrial;
- Bacharelado em Engenharia Mecânica;
- Curso Superior de Tecnologia em Processos Químicos;
- Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores;
- Licenciatura em Física;
- Licenciatura em Química;
- Ciências Biológicas;
- Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental;
- Produção Industrial;
- Bacharelado em Engenharia Mecânica;
- Curso Superior de Tecnologia em Processos Químicos;
- Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores;
- Licenciatura em Física;
- Licenciatura em Química;
- Ciências Biológicas;
- Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental;
- Terapia Ocupacional;
- Curso Superior de Tecnologia em Jogos Digitais;
- Curso Superior de Tecnologia em Gestão da Produção Industrial;
- Processos Químicos;
- Computação;
- Produção Cultural
Novidades do SISU 2024
Uma das novidades desta edição é que o SISU terá apenas uma etapa de inscrição de candidatos às vagas nas instituições participantes para o ano. Serão oferecidas vagas de cursos gratuitos de graduação com início previsto das aulas para o primeiro e o segundo semestre deste ano. Ingressar no segundo semestre leva em conta as vagas disponíveis e a ordem de classificação dos candidatos. Segundo o MEC, o candidato não poderá escolher em qual semestre ingressará, visto que isso depende da classificação no curso.
Comentários
Postar um comentário
Digite aqui sua opinião