O presidente em exercício Luis Inácio Lula da Silva do PT (partido dos trabalhadores) desistiu de fazer novas reformas em seus ministérios, para lula as reformas ministeriais não são de extrema importância como as viagens que ele terá em 2024 pelo pais como cogitado pelo mesmo em 2023 que esse ano ele iria andar pelos pais e ver o que prescisa ser feito em obras .
Ele avalia que tem agendas mais urgentes neste começo de 2024, e uma reforma poderia paralisar algumas áreas do governo por semanas, o que o presidente considera improdutivo neste momento. Além disso, abriria uma guerra na base aliada por mais espaços.
Por enquanto, apenas a ministra da Ciência e Tecnologia, Luciana Santos, cogita se candidatar.
Alguns assessores disseram, inclusive, que Lula nunca chegou a garantir que faria uma reforma ministerial, mas que apenas cogitava fazer trocas em massa em que, na avaliação dele, os ministros não estariam entregando o que se esperavam.
Na lista de especulações sobre trocas, estavam os ministérios do Desenvolvimento Social, Agricultura, Saúde e Casa Civil.
Um assessor direto de Lula diz, porém, que o presidente pode fazer trocas pontuais, ao longo do ano, caso avalie que determinado ministério não esteja "dando conta do recado", mesmo neste segundo ano de mandato.
A intenção de Lula era fazer uma reforma para equilibrar as forças dentro da base aliada. Alguns partidos têm três ministérios, como o União Brasil, mas não entregaram a maioria dos votos nas principais votações para o governo. No entanto, o presidente teme uma disputa na base.
para nosso analista de política Gabriel Santos, Lula está certíssimo em não optar por reformas ministeriais como fez o presidente Jair Messias Bolsonaro em seu mandato como presidente, "se o presidente se deixar levar pelo centrão, terá dificuldade de governar mais tarde, amizade com centrão sim até um certo ponto , entregar de bandeja o país ao congresso isso não deve-se ser feito " - gabriel santos (analista de política ) , Para Gabriel o "o país deve ser comandado pelo executivo e o legislativo deve-se preocupar somente com uma coisa , Legislar conforme a constituição federal criando Leis que melhorem os serviços públicos e a qualidade de vida da população”.

Comentários
Postar um comentário
Digite aqui sua opinião